
Dia 22 de Maio de 2025 ocorreu uma audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo para debater a regulamentação de uma Lei Federal para a inserção de Psicólogos e profissionais do Serviço Social nas escolas públicas do Estado. O Conselho Federal e Regional de Psicologia e Assistência Social apoiam a medida com urgência de implementação, considerando a pluralidade e multidisciplinaridade destes profissionais frente as necessidades escolares em comunhão com professores, alunos e família.
As questões emocionais e sociais que envolvem o ambiente escolar vem sendo fonte de sucessivas pesquisas para frear o aumento da Síndrome de Esgotamento Profissional, mais conhecida como Burnout, entre professores. Famílias, jovens e crianças, são bombardeadas de informações e desinformações frente as dinâmicas do mundo virtual, da internet e da Inteligência Artificial. Qual será o significado deste impacto? Em meio as infinitas possibilidades que a tecnologia trás para somar à educação, tem-se observado que questões de vínculo, afeto e convivência estão sendo alvo e centro de discussões sobre o aumento da ansiedade e desatenção dos alunos. O psicólogo pode ajudar a refletir e compreender melhor as questões comportamentais, sociais, cognitivas, afetivas e emotivas que estão envolvidas no contexto de educação dos educadores e da família.
Eli Borba
Psicóloga
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