Você já se perguntou em qual idade deve ser realizado o desfralde? E qual a duração de tempo desse processo?

Gostaria de conversar com vocês sobre um assunto bem importante, que é o desfralde das nossas crianças. Por ora, pode parecer um assunto delicado e que causa certa ansiedade ou preocupação. No entanto, juntos poderemos entender melhor sobre esse marco do desenvolvimento e torná-lo mais leve para você e seu pequeno!

Você já se perguntou em qual idade deve ser realizado o desfralde? E qual a duração de tempo desse processo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) o desfralde diurno se completa entre 36 e 39 meses, ou seja, entre o período que vai dos 3 anos até 3 anos e 3 meses de idade, em média.

Mas, destaco que não existe um tempo determinado e sim uma média, pois cada criança tem seu processo individual de maturação.

O que nós devemos e podemos fazer para auxiliar nossos pequenos é entender que o desfralde deve ser guiado pela própria criança, sem exigências rígidas ou não flexíveis quanto a seus hábitos miccionais e intestinais.

Devemos estar atentos e conhecer os sinais de prontidão que a criança irá apresentar e daí por diante fazer a nossa parte proporcionando a ela um ambiente seguro, de apoio e também de aprendizagem.

Vamos conhecer então alguns sinais de prontidão que as crianças apresentam e que podem levar a um momento oportuno para dar início no treinamento do desfralde:

Demonstração de independência:

  • É importante que a criança ande e tenha equilíbrio para sentar, pois isso é compatível com um amadurecimento importante no desenvolvimento.
  • A criança mostra interesse em realizar tarefas sozinha, e se orgulha ao adquirir novas habilidades!
  • Apresenta habilidade de decisão sobre si e sobre os objetos que a pertencem, capaz de dizer NÃO como sinal de independência.

Comunicação:

  • Reconhecer o que é xixi e o que é cocô, a utilidade do banheiro, qual a função da descarga e do papel higiênico por exemplo.
  • Ela é capaz de comunicar suas necessidades básicas, como indicar que precisa fazer xixi ou cocô.

Interesse:

  • A criança mostra curiosidade e interesse pelo banheiro, vasos sanitários e como eles funcionam, também interesse

em saber qual a função da descarga e do papel higiênico, por exemplo.

  • É importante que a criança compreenda esse momento como natural, agradável e divertido.

Fralda Seca:

  • Ficar seco por duas horas ou mais durante o dia.
  • É a fase que indica que a criança já está ficando habilidosa em controlar a micção e a evacuação, indicando que pode “segurar” ou “soltar” quando necessário.

“Controle esfincteriano”:

  • Dizer que está “fazendo xixi” no momento da micção.
  • Dizer aos pais que acabou de urinar ou evacuar na fralda.
  • Ela pode reclamar ou demonstrar desconforto quando a fralda estiver suja, tentar tirá-la ou pedir para ser trocada!

Esses são alguns dos exemplos do que chamamos de sinais de prontidão que podemos usar como ponto de partida para dar início ao processo do desfralde, e a partir daí dar os primeiros passos ensinando e mostrando para a criança a rotina de como usar o banheiro, convidando ela para ir junto ao banheiro com você, dar a descarga e se despedir do cocô (mesmo que seja o da fralda)!

Ensinar hábitos de higiene, nomear partes íntimas e mostrar respeito na higienização. Reforçar que o xixi e o cocô são eliminações normais do nosso corpo e que todos nós vivenciamos isso!

É preciso entender que escapes vão acontecer, se eles forem frequentes recue no processo, não se deve brigar ou forçar, pois se a criança sentir medo vai passar a segurar a urina e a constipar! Se a criança pedir pra colocar a fralda, pode colocar novamente e continuar incentivando!

Por fim, espere o momento certo e deixe a criança conduzir de maneira natural esse processo, cada indivíduo é único e terá seu tempo certo nesse processo!

Indicações de livros para esse assunto: Cocô, xixi e pum / Até as princesas soltam pum / O cocô amigo / Cocô no trono / Apertado / O que tem dentro da sua fralda? / Meu corpo, meu corpinho.

Um abraço e boa semana a todos! Qualquer dúvida não deixe de pedir ajuda para o seu pediatra! S2

Dra Dorane Moura. Pediatra.

CRM-SP 207.824 / RQE 112.403

Acesse nosso site para mais informações!

www.colegiographein.com.br