Dia 07 de Abril foi o dia nacional de combate ao bullying e à violência na escola. O objetivo desta data é chamar a atenção, conscientizar e prevenir sobre esta forma de violência.  

O Bullying e o Cyberbullying devem ser entendidos como um problema crônico nas escolas que produz sérias consequências para o desenvolvimento de todos os envolvidos. Por mais que saibamos que estes fenômenos não aconteçam exclusivamente na escola, é neste ambiente que crianças e adolescentes, muitas vezes, experienciam esses atos de violência pela primeira vez.
As ações de prevenção contra o Bullying no ambiente escolar devem acontecer principalmente por meio da educação sobre o problema, neste sentido, faz-se necessário proporcionar aos alunos espaços e atividades que forneçam informações e produzam discussões e reflexões sobre esta temática, incentivando assim a construção de valores que levem em conta o respeito às diferenças.
Pensando nisso, o mês de Abril foi dedicado a trabalhar sobre esta questão no Colégio Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas. As atividades englobaram os alunos do ensino fundamental ao ensino médio, contudo, preocupou-se em abordar sobre o assunto, respeitando o momento de desenvolvimento de cada um. Sendo assim, nos primeiros anos do ensino fundamental, o intuito foi trabalhar sobre diversidade, autovalorização e empatia por meio do livro infantil “Dumbo”, que conta a história de um elefante com orelhas gigantes que era discriminado pelos outros elefantes do circo em que vivia. Com o tempo e com a ajuda de um bom amigo, Dumbo aprendeu que suas orelhas faziam dele um animal muito especial, pois es te poderia voar. Após discussão sobre o livro, os alunos precisaram confeccionar um autorretrato evidenciando suas características únicas, mostrando que o normal é ser diferente.
Do segundo ao quinto ano do fundamental, a atividade foi realizada através de um panfleto que continha exercícios de pintura, escrita e desenho, com o intuito de ensinar aos alunos a diferenciarem o Bullying de situações de brincadeira, visto que muitas brincadeiras podem se tornar episódios de Bullying à medida que se tornam contínuas.
Do sexto ano ao ensino médio, utilizamos e abusamos dos recursos tecnológicos. Por meio de gamificação, fornecemos as informações sobre Bullying e Cyberbullying através de um QUIZ disputado em grupos, com o intuito de trabalhar o assunto de forma mais dinâmica. Além disso, do sexto ao nono ano, os alunos produziram fotos encenando situações de Bullying ou Cyberbullying e precisaram incorporar à imagem todo o conteúdo visto no QUIZ, que representou a parte teórica da atividade.
Por fim, entendemos que a escola tem função de promover o desenvolvimento integral do aluno, muito mais do que somente transmitir conhecimentos, é um lugar de fazer amizades e aprender sobre valores. Escola é sinônimo de segurança e por isso é papel de toda a comunidade escolar combater tais violências.

Confira a galeria de fotos!

Acesse nosso site para mais informações!

https://monsenhor.g12.br/